Substituindo Liam Lawson após apenas duas etapas na temporada 2025 da Fórmula 1, Yuki Tsunoda fez sua primeira corrida com a equipe principal da Red Bull no GP do Japão, em Suzuka, neste domingo (6). Mesmo sem pontuar, o desempenho do japonês agradou ao consultor Helmut Marko, que avaliou a performance como “boa”.
“Foi bom”, resumiu Marko em entrevista ao Motorsport.com. “Foi apenas azar que no Q2 ele tenha cometido esse erro, mas, de qualquer jeito, foi bom.”
Tsunoda caiu no Q2 da classificação, após um erro que o deixou inicialmente com o 15º tempo. Com a punição aplicada a Carlos Sainz, da Williams, o japonês largou em 14º. Durante a corrida, conseguiu duas ultrapassagens, mas finalizou em 12º, fora da zona de pontos.
O contraste com o desempenho do companheiro Max Verstappen, que largou na pole e venceu a prova, evidenciou o desafio enfrentado por Tsunoda. No entanto, o piloto de 24 anos avaliou sua própria performance com um misto de satisfação e frustração:
“Estou satisfeito com a corrida, em termos do meu desempenho. Mas, obviamente, em termos de resultados, é bem difícil, especialmente por ser em minha casa.”
Tsunoda também reconheceu que esperava mais:
“Queria, pelo menos, pontuar. São sentimentos mistos.”
Ainda assim, sua estreia foi considerada mais sólida do que a de Lawson, que não passou do Q1 na Austrália e teve desempenhos apagados na China. Para a Red Bull, a atuação de Tsunoda é um sinal positivo, ainda que insuficiente para aliviar a pressão por resultados mais expressivos nas próximas etapas.
Referência: Motorsport