Você sabia que, entre 1950 e 1984, o Grande Prêmio da Inglaterra, que foi o primeiro da história da Fórmula 1, era realizado aos sábados?
Você sabia que, entre 1950 e 1984, o Grande Prêmio da Inglaterra, que foi o primeiro da história da Fórmula 1, era realizado aos sábados? O motivo por trás disso era evitar que o barulho dos carros e a multidão atrapalhassem as atividades das igrejas locais.
Silverstone, uma antiga base aérea da RAF (Royal Air Force), foi o cenário da primeira corrida oficial da Fórmula 1, realizada em 13 de maio de 1950, e a decisão de correr aos sábados foi tomada para não interferir nos cultos dominicais das várias igrejas anglicanas próximas ao circuito.
Essa prática de realizar a corrida no sábado não se limitou ao primeiro ano. Durante quase todas as edições do Grande Prêmio da Inglaterra, até 1984, a corrida acontecia nesse dia da semana, mesmo quando o evento se revezava entre Silverstone, Aintree e Brands Hatch.
Somente em 1984 é que o Grande Prêmio passou a ser realizado aos domingos de forma definitiva. Essa mudança marcou o fim de uma tradição peculiar que durou mais de três décadas na Fórmula 1.
Assista ao vídeo e conheça a história completa: