A estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 pela Sauber, em 2025, não começou como ele gostaria. Após um complicado GP do Bahrein, em que terminou em 18º, o jovem brasileiro admitiu que a adaptação tem sido “mais difícil do que o esperado”.
Mesmo assim, o diretor de operações da equipe, Beat Zehnder, exaltou o comportamento e o potencial de Bortoleto. Em entrevista ao Motorsport.com, ele destacou:
“Ele é muito transparente e autocrítico. Ontem, ele ficou desapontado porque o Nico [Hulkenberg] foi um pouco mais rápido. O objetivo dele é superar o Nico e ele é muito honesto sobre isso. Se erra, admite. E sempre traz críticas construtivas para a equipe sobre o que precisa para melhorar.”
Zehnder, que já trabalhou com Charles Leclerc na época da Alfa Romeo, enxergou semelhanças entre os dois:
“Pra mim, ele provavelmente está no mesmo nível de Leclerc em termos de ética de trabalho — o jeito como se dedica, trabalha com os engenheiros, passa tempo com a equipe, buscando entender cada detalhe.”
O dirigente ainda demonstrou confiança no futuro de Bortoleto:
“Eu realmente espero que, ao longo da temporada, possamos dar a ele um carro capaz de pontuar, porque ele merece. Ele é um excelente piloto.”
Referência: Motorsport