Após discussões acaloradas, a FIA oficializou a nova regra para o GP de Mônaco, que agora exigirá pelo menos duas paradas nos boxes por piloto, seja em pista seca ou molhada.
A mudança ocorre após anos de críticas à prova, frequentemente apontada como a mais monótona do calendário devido à dificuldade de ultrapassagens nas ruas estreitas de Monte Carlo. Em 2024, a corrida registrou apenas sete ultrapassagens, ficando na última posição do Ranking de Ultrapassagens.
Além da obrigatoriedade de dois pit-stops, a regra vigente para corridas em pista seca será mantida, exigindo o uso de pelo menos dois tipos diferentes de compostos (duro, médio ou macio).
A decisão da FIA gerou reações divididas. Charles Leclerc e a Red Bull aprovaram a medida, acreditando que pode melhorar o espetáculo. Já nomes como Max Verstappen e Fernando Alonso ironizaram a mudança, sugerindo que não fará diferença no número de ultrapassagens.
“Se ninguém consegue passar ninguém, não importa quantas vezes parem nos boxes”, declarou Alonso.
Comunicado da FIA
“O Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA avaliou a proposta de implementação de dois pit-stops obrigatórios para o GP de Mônaco, com a intenção de melhorar o espetáculo dessa corrida que notoriamente sofre com dificuldades de ultrapassagens. Após discussões na comissão da F1, um pedido específico para o GP de Mônaco foi aprovado para o uso de pelo menos três jogos de pneus, com o mínimo de dois tipos diferentes de compostos em corridas em pista seca.”
O GP de Mônaco 2025 acontecerá no dia 25 de maio, sendo a oitava etapa da temporada.
Referência: Grande Prêmio