Fórmula 1 considera corrida exclusiva para novatos após testes de Abu Dhabi

A Fórmula 1 está avaliando a possibilidade de realizar uma corrida apenas com novatos após os testes de pneus em Abu Dhabi, oferecendo mais oportunidades para jovens pilotos mostrarem seu talento.
avatar rodrigo lamonato

Rodrigo Lamonato

A Fórmula 1 está avaliando a possibilidade de realizar uma corrida apenas com novatos após os testes de pneus em Abu Dhabi, oferecendo mais oportunidades para jovens pilotos mostrarem seu talento.

A Fórmula 1 está explorando a ideia de realizar uma corrida exclusiva para novatos, aproveitando a ocasião dos testes de pós-temporada em Abu Dhabi. A proposta foi discutida na mais recente reunião da Comissão de F1, onde os diretores da categoria e das equipes debateram maneiras de proporcionar mais tempo de pista para os jovens talentos.

Tradicionalmente, após o término da temporada, a Fórmula 1 realiza em Yas Marina os testes de pós-temporada, onde novatos têm a chance de pilotar ao lado de alguns dos titulares. Com as restrições atuais no regulamento limitando os testes com carros, os novatos têm enfrentado dificuldades para se prepararem adequadamente para a categoria, uma vez que a quilometragem permitida é menor comparada a épocas anteriores.

GP de Abu Dhabi 2023 Foto: Reprodução

Entre as opções discutidas, a ideia de permitir que novatos participem como wildcard nas corridas regulares foi descartada devido às complexidades operacionais envolvendo a introdução de “terceiros carros”. Também foi considerado inviável substituir os pilotos titulares por jovens relativamente desconhecidos.

Outra proposta sobre a mesa envolve a abertura de mais sessões de treinos dedicadas aos novatos. No entanto, a ideia que vem ganhando força é a realização de uma corrida de velocidade, ou sprint, apenas com novatos, após os testes de Abu Dhabi. Essa corrida seria uma oportunidade valiosa para os pilotos que já garantiram vagas para a temporada de 2025, como Oliver Bearman, Jack Doohan e, possivelmente, Andrea Kimi Antonelli.

Apesar do entusiasmo com a proposta, há desafios logísticos, contratuais e relacionados aos direitos de transmissão que tornam improvável a realização desta corrida já em 2024. No entanto, a ideia tem potencial para ser implementada no final de 2025, proporcionando uma nova plataforma para os jovens talentos da Fórmula 1 se destacarem.

Seria legal demais, hein?!

///

Notícias Recentes

  • All Posts
  • Últimas Notícias