A Ferrari está preparando um carro completamente renovado para a temporada de Fórmula 1 de 2025, marcando a estreia de Lewis Hamilton na equipe ao lado de Charles Leclerc. O modelo terá mudanças radicais em relação ao SF-24 de 2024, que terminou em segundo lugar no campeonato de construtores. Uma das principais novidades será a adoção de um sistema de suspensão dianteira por pull-rods, substituindo os push-rods usados no modelo anterior. Essa alteração exige um redesenho completo da parte frontal do chassi, enquanto a suspensão traseira mantém os pull-rods, mas com mudanças na cinemática e no encurtamento do câmbio, otimizando o equilíbrio do carro.
Outro destaque é o reposicionamento das entradas de ar laterais, que serão deslocadas para mitigar a turbulência gerada pelas rodas dianteiras, melhorando o fluxo aerodinâmico. Além disso, haverá alterações no comprimento do tanque de combustível e no posicionamento de componentes internos, o que permitirá uma distribuição de peso mais eficiente e maior controle na transferência de carga durante as corridas.
Embora o SF-24 tenha mostrado confiabilidade e desempenho consistente, um upgrade introduzido na etapa de Barcelona, em 2024, expôs limitações importantes da plataforma. A tentativa de aumentar a downforce do assoalho reintroduziu o problema de porpoising, o que afetou negativamente o desempenho do carro e a durabilidade dos pneus. Esse episódio destacou a dificuldade de integrar dinamicamente a aerodinâmica e a mecânica do veículo, um desafio que os engenheiros da Ferrari estão determinados a superar com o novo modelo.
O modelo de 2025 também trará avanços inspirados em testes realizados no final da temporada de 2024. Durante o GP do Qatar, Charles Leclerc utilizou um assoalho experimental que servirá como base para o design do próximo carro. Embora esse assoalho não tenha sido usado na última corrida do ano, ele demonstrou o potencial de maior eficiência aerodinâmica sem comprometer o equilíbrio dinâmico.
Mudanças visíveis no design entre o modelo usado no GP do Bahrein e no GP de Abu Dhabi mostram o progresso feito em 2024. As entradas de ar laterais e o perfil dos sidepods foram significativamente ajustados, enquanto as ventilações centrais também receberam modificações. Esses elementos evolutivos serão aprimorados no modelo de 2025, que busca corrigir as limitações do SF-24 e elevar a Ferrari ao nível necessário para competir contra a McLaren, que dominou a temporada passada.
Com essas mudanças, a Ferrari espera não apenas alcançar maior eficiência e desempenho, mas também explorar ao máximo a habilidade de seus pilotos, especialmente Hamilton, cuja experiência e talento prometem contribuir para o desenvolvimento e sucesso do carro na nova temporada.
Referência: RacingNews365