Últimas Notícias

Pilotos de F1 criticam presidente da FIA e exigem transparência nas multas

A Associação dos Pilotos de F1 (GPDA) divulgou um comunicado criticando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. Os pilotos apontaram insatisfações com as recentes punições por uso de palavrões e questionaram a forma como o presidente lida com assuntos considerados “triviais”.

Entre os episódios citados, o comunicado destaca a punição de Max Verstappen com serviços comunitários após xingar em uma coletiva em Singapura, e a multa de €10.000 a Charles Leclerc por palavrões no GP do México.

Os pilotos afirmam que há uma diferença entre palavrões casuais e aqueles com o intuito de insulto, pedindo que o presidente da FIA reconsidere a postura com relação a esse tema. Eles reforçam que são profissionais e “não precisam de orientações sobre questões triviais”, como o uso de joias ou roupas íntimas.

A GPDA também expressou a necessidade de transparência financeira, questionando o destino das multas aplicadas pela FIA. Desde 2020, o grupo solicita à FIA um detalhamento de como esses recursos são usados, defendendo que todas as partes envolvidas – FIA, F1, equipes e a própria associação – determinem conjuntamente o destino dos valores para o benefício do esporte.

A associação reforça que busca colaborar com todas as partes interessadas para promover a Fórmula 1 e melhorar o esporte, focando em benefício de quem trabalha, assiste e apoia a categoria.

Declaração completa da GPDA (Traduzida)

“Assim como acontece em todos os esportes, os competidores devem respeitar a decisão do árbitro, gostem ou não, concordem ou não com ela. É assim que o esporte funciona. Os pilotos (nossos membros) não são diferentes e compreendem isso plenamente.”

“Nossos membros são pilotos profissionais, competindo na Fórmula 1, o ápice do automobilismo internacional. Eles são os gladiadores e, a cada fim de semana de corrida, proporcionam um grande espetáculo para os fãs.”

“Sobre o uso de palavrões, há uma diferença entre aqueles destinados a insultar outros e o uso casual, como você usaria para descrever um clima ruim, ou mesmo um objeto inanimado como um carro de Fórmula 1 ou uma situação de pilotagem.”

“Solicitamos o Presidente da FIA a considerar também seu próprio tom e linguagem ao falar com nossos pilotos associados ou sobre eles, seja em um fórum público ou em outra situação. Além disso, nossos membros são adultos e não precisam receber instruções pela mídia sobre questões triviais, como o uso de joias e roupas íntimas.”

“A GPDA já expressou, em inúmeras ocasiões, sua opinião de que multas monetárias aos pilotos não são apropriadas para o nosso esporte. Nos últimos 3 anos, solicitamos ao Presidente da FIA que compartilhe os detalhes e a estratégia sobre como as multas financeiras da FIA são aplicadas e onde esses fundos são investidos. Também comunicamos nossas preocupações sobre a imagem negativa que as multas financeiras trazem para o esporte. Mais uma vez, solicitamos ao Presidente da FIA que forneça transparência financeira e dialogue de forma direta e aberta conosco. Todos os envolvidos (FIA, F1, as equipes e a GPDA) deveriam determinar conjuntamente como e onde o dinheiro é gasto em benefício do nosso esporte.”

“A GPDA deseja colaborar de maneira construtiva com todos os envolvidos, incluindo o Presidente da FIA, para promover nosso grande esporte, em benefício de todos que trabalham nele, pagam por ele, assistem a ele e, realmente, o amam. Estamos fazendo a nossa parte.”

Referência: RacingNews365

Rodrigo Lamonato

Recent Posts

Red Bull enfrenta desafio com asas traseiras inadequadas no GP de Las Vegas

A Red Bull enfrentará dificuldades no GP de Las Vegas devido ao uso de asas…

1 dia ago

F1 pode receber 11ª equipe em 2026 com forte envolvimento da General Motors

A Fórmula 1 está próxima de aprovar a entrada de uma nova equipe para a…

1 dia ago

Haas critica plano de ajuste do teto de gastos para Audi em 2026: “Todos são contra”

Ayao Komatsu, chefe da equipe Haas, criticou a proposta de ajuste no teto de gastos…

1 dia ago

Sergio Pérez reprova fala homofóbica do pai sobre Ralf Schumacher: “Ele errou”

Durante uma coletiva no GP de Las Vegas, Sergio Pérez se manifestou sobre as declarações…

1 dia ago

Hamilton revela frustração com Mercedes após GP do Brasil: “Pensei em desistir”

Lewis Hamilton admitiu que quase abandonou a temporada após o GP do Brasil, marcado por…

2 dias ago

Yuki Tsunoda revela incidente com imigração dos EUA antes do GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da AlphaTauri, foi barrado pela imigração dos Estados Unidos ao chegar para…

2 dias ago