A Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, anunciou seu retorno à Fórmula 1 através de uma parceria técnica com a equipe americana Haas, utilizando sua divisão de competição, a Toyota Gazoo Racing (TGR). A colaboração envolve um contrato de múltiplos anos e incluirá serviços de “design, técnicos e de fabricação” para a equipe, iniciando imediatamente.
A parceria será visível no próximo Grande Prêmio dos Estados Unidos, onde os carros de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg ostentarão a marca da TGR em suas máquinas. Essa nova investida representa a volta da Toyota ao cenário da Fórmula 1 após uma saída conturbada em 2009, quando a fabricante japonesa deixou a categoria após uma temporada marcada por grandes investimentos e resultados aquém do esperado.
Desde então, a Toyota consolidou-se em outras modalidades de automobilismo, incluindo o Endurance e o Rally. Na lendária prova das 24 Horas de Le Mans, venceu cinco edições consecutivas entre 2018 e 2022, além de dominar o Rally, com todos os títulos de pilotos conquistados desde 2019.
A parceria com a Haas levanta diversas especulações. Será que o envolvimento depois desaguará na fabricação de motores? É a grande pergunta. Por enquanto a Haas seguirá cliente da Ferrari.