A Toyota, que deixou a Fórmula 1 ao final da temporada de 2009, está reconsiderando seu futuro na categoria. Em entrevista recente ao Motorsport.com, Masaya Kaji, diretor de automobilismo global da Toyota Gazoo Racing, afirmou que a empresa está “se movendo gradualmente” em direção a um envolvimento mais robusto no campeonato.
Desde 2024, a parceria técnica entre a Toyota e a Haas tem permitido o aprendizado mútuo. O acordo inclui testes com carros anteriores (TPC), desenvolvimento de um simulador avançado na base da Haas em Banbury e a presença da marca japonesa nos carros e macacões da equipe.
Inicialmente, a Toyota descartava a ideia de construir um motor próprio ou voltar como equipe de fábrica. Contudo, com o piloto Ryo Hirakawa, do Campeonato Mundial de Endurance, integrado à Alpine como reserva em 2025, a empresa parece estar ajustando sua visão.
“Estamos, é claro, estudando as tecnologias de 2026 e até mesmo as atuais,” revelou Kaji. “Sinto que estamos nos movendo gradualmente nessa direção.”
Entretanto, ele alertou que um retorno completo ainda está distante. “Não estamos em um estágio em que redirecionaríamos todos os nossos recursos para lá [para a F1]. O que acontecerá após 2030 ainda é incerto. Estamos trabalhando em várias novas tecnologias.”
Além disso, Kaji reconheceu que ter uma equipe própria abriria a oportunidade de selecionar seus pilotos. “Isso nos deixaria mais próximos de colocar pilotos na F1. Mas, realisticamente, precisamos avaliar os custos e a equipe necessária para isso.”
No momento, a Toyota mantém o foco em parcerias, como a que tem com a Haas, para seguir aprendendo e fortalecendo sua base antes de tomar decisões maiores.
Referência: Motorsport