A decisão do título de Construtores da temporada 2024 da Fórmula 1 promete emoções no GP de Abu Dhabi. Com 21 pontos de vantagem na tabela, a McLaren tem o controle da disputa, enquanto a Ferrari precisa de um fim de semana perfeito para reverter a situação.
Para a Ferrari, que não vence o campeonato desde 2008, o objetivo é simples: superar a McLaren em 22 pontos. A estratégia mais segura seria uma dobradinha com volta mais rápida (44 pontos), mas o desafio aumenta se a McLaren alcançar combinações que somem 24 pontos ou mais, como um terceiro e quarto lugar (27 pontos).
Já a McLaren, sem o título desde 1998, garante a vitória ao vencer a corrida com um de seus pilotos. Caso um dos carros termine em segundo e a Ferrari não vença, o título também será dos ingleses. Além disso, posições como terceiro e quinto lugar podem ser suficientes, desde que a equipe maximize pontos, incluindo a volta mais rápida.
O equilíbrio entre as equipes se reflete no número de vitórias em 2024: ambas possuem cinco triunfos, mas a McLaren leva vantagem no desempate, com dez segundos lugares contra quatro da Ferrari. No entanto, uma vitória da Ferrari em Abu Dhabi faria a balança pesar a favor de Maranello.
Cenários para a Ferrari:
- Campeã com dobradinha e volta mais rápida, desde que a McLaren não marque mais de 23 pontos.
- Pode vencer com um primeiro lugar e o outro piloto zerando, desde que a McLaren não passe de 4 pontos (5 com volta mais rápida).
- Derrota confirmada se os italianos terminarem em quinto e sexto, independentemente das posições da McLaren.
Cenários para a McLaren:
- Campeã automaticamente se vencer a corrida.
- Segunda colocação (18 pontos) requer que o outro piloto marque ao menos 6 pontos para evitar depender do resultado da Ferrari.
- Pode vencer com quarto e quinto lugar, desde que conquiste a volta mais rápida.
O GP de Abu Dhabi acontece de 6 a 8 de dezembro, encerrando uma das temporadas mais disputadas da Fórmula 1 nos últimos anos.
Referência: Grande Prêmio