Fernando Alonso demonstrou realismo ao comentar as expectativas da Aston Martin para a temporada de 2025, última sob os atuais regulamentos técnicos da Fórmula 1. O espanhol, que não subiu ao pódio em 2024, acredita que a equipe de Silverstone dificilmente disputará com as principais forças do grid no próximo ano, mas está otimista com as mudanças estruturais e técnicas que ocorrerão a partir de 2026.
“Sim, teremos muitas horas de túnel de vento”, afirmou Alonso, referindo-se aos Regulamentos de Testes Aerodinâmicos. Por ser uma das equipes piores colocadas em 2024, a Aston terá maior acesso ao túnel de vento e simulações de Computational Fluid Dynamics (CFD) em 2025, um recurso que será crucial para o desenvolvimento do carro de 2026.
Os regulamentos de testes aerodinâmicos determinam que equipes com classificações inferiores no campeonato de construtores têm mais oportunidades de desenvolvimento. Com isso, a Aston poderá realizar 864 corridas no túnel de vento nos primeiros seis meses de 2025, enquanto a campeã McLaren terá direito a 672.
Além disso, Alonso destacou a nova fábrica da equipe em Silverstone, quase concluída após anos de construção. A estreia de um novo túnel de vento e a chegada de nomes como Adrian Newey e Enrico Cardile ao time técnico são outros fatores que fortalecem o otimismo do espanhol para o futuro.
“Podemos reiniciar e aplicar os aprendizados deste ano no projeto do próximo ano. A nova fábrica está concluída, e a nova gerência já está corrigindo pontos fracos que identificaram”, comentou Alonso.
O bicampeão também apontou o exemplo da McLaren, que em 2023 saiu do fundo do grid para disputar vitórias após um significativo pacote de atualizações no GP da Áustria. “Eles começaram em último lugar e venceram corridas no meio da temporada. Precisamos aprender com eles. Esse pacote da Áustria é algo em que precisamos trabalhar.”
Mesmo assim, Alonso reconheceu que na Fórmula 1 não há milagres. Para ele, o sucesso depende de paciência, consistência e da capacidade de encontrar soluções que realmente destravem o potencial do carro.
Referência: Motorsport